21/05/2012

ANAIS II CVPSE - Dia 20/05/2012 Auditório Virtual WAK

Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram pelo ambiente do audiório virtual. Esses, aqui dispostos, são os regitros do AUDITÓRIO EDITORA WAK. 


9h00 – “Arte, Neurociência e Transcendência”  A Arte tem sido um campo vastíssimo de investigação, em toda sua amplitude, desde os tempos mais remotos. A Neurociência, com os avanços tecnológicos, desvenda os mistérios do Homem, avança para um futuro promissor, abrindo campo para pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. A Transcendência nos mostra o Ser Integral, englobando as múltiplas dimensões, com respeito e consideração a fim de que a saúde seja plena e o equilíbrio duradouro.
Palestrante:  Profª Celeste Carneiro - Arteterapeuta, Terapeuta Junguiana e Transpessoal, Artista Plástica, Educadora e autora  de vários livros sobre o tema. 

Profa. Celeste Carneiro
Apresentação
Resumo

10h00 –  "A mediação didática na EaD"  A Experiência da Aprendizagem Mediada e sua aplicação na Educação à distância. O que é a EAM  - Experiência da Aprendizagem Mediada proposta pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein? Como esta técnica pode ser utilizada por professores/ tutores nos cursos a distância, colaborando para o sucesso dos alunos e para diminuir a evasão ? Os critérios de mediação criados por Feuerstein , quando utilizados na EaD apresentam os mesmos resultados quando são empregados pelo professor na sala de aula presencial ?
Palestrante: Profa. Msc. Júlia Eugênia - graduação em História(bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (1972) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1977). Especialização em Psicopedagogia Clínica por E.PSI. BA, Argentina;especialização em Tutoria Virtual pela OEA- Organização dos Estados Americanos; especialização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, Virtual Educa, Argentina; Atualmente é presidente da Fundação Aprender para Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia,em Varginha, MG, coordenadora e docente de cursos de Pós- Graduação Lato-Sensu em Psicopedagogia. Coordena o Projeto de Educação a Distância - EducEAD .

 Profa. Júlia Eugênia
Apresentação
Resumo
11h00 – “Pedagogia de Projetos” - O trabalho com projetos proporciona aos alunos uma aprendizagem prazerosa e significativa. Os projetos pedagógicos permitem uma aprendizagem por meio da participação ativa dos educandos, vivenciando as situações - problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos.
Palestrante: Profª Paty Fonte – Pedagoga,  especialista em pedagogia de projetos e educação infantil. Idealizadora e diretora dos sites www.projetospedagogicosdinamicos.com e www.cursosppd.com.br . Autora do livro “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar”, publicado pela WAK editora; colunista de revistas paradidáticas; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach; palestrante.

Profa. Paty Fonte


12h00 – “Dinâmicas de Grupo em Sexualidade - Atividades para trabalhar com adolescentes" - A dinâmica de grupo é um recurso usado há mais de seis décadas, cujo idealizador foi Kurt Lewin. Este instrumento pode ser utilizado nas mais diversas áreas da vida e do conhecimento, com diferentes objetivos. Porém, é muito raro encontrar publicações contendo dinâmicas aplicadas à área da sexualidade.
Palestrante: Profª Cristianne Magalhães - Bacharel em Estatística (UERJ), Pós-Graduada em Sexualidade Humana (UESA), Educadora, Escritora, Artesã.

Profa. Cristianne Magalhães
Apresentação
Resumo

13h00 – “Reflexões cerca da identidade cultural surda: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem do outro” As atuais práticas discursivas sobre o processo de ensino-aprendizagem das pessoas surdas passa pela obrigatoriedade da inclusão destas no sistema de ensino regular. A importância de se compreender a conformação da identidade destes sujeitos, sobretudo na perspectiva cultural, determinará a eficácia do processo de formação de sujeitos protagonistas de suas vivências.
Palestrante: Edmarcius Carvalho Novaes - Gerente da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência - CAAD, de Governador Valadares/MG, sendo conselheiro governamental nos seguintes Conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD e Conselho Municipal de Transito e Transporte - CMTT, todos da cidade de Governador Valadares e leciona Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Prof. Edmarcius Carvalho Novaes
Apresentação
Resumo


14h00 – Como fazer com que a Escola Pública ofereça uma educação que prime pela cidadania crítica e não idiotização de seus alunos?” – A escola precisa encontrar maneiras de ajudar a desenvolver e manter a consciência de seus educandos para que estes possam ser protagonistas, não se deixando alienar por um sistema corrupto e corruptor, ceifando assim seus sonhos e suas dignidades. Assim, ela implicará na transformação de comportamento, ou seja, em um devir que fomentará nosso educando a busca de um conhecimento corrosivo, não totalmente institucionalizado. Conhecimento pertinente que faça dele um cidadão crítico e senhor de sua vida.
Palestrante: Prof. Msc. Wolmer Ricardo Tavares -Mestre em Educação e Sociedade (2006) UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos, especialista em Análise de Negócios e Informação (2000) pela FATEC/MG, especialista também em Análise de Sistemas (1996) pela FERP Fundação Educacional Rosemar Pimentel Volta Redonda RJ e graduado em Matemática (1994) pela mesma instituição. Escritor, palestrante e atua como docente universitário na UNIPAC Lafaiete.

Prof. Wolmer Ricardo
Apresentação
Resumo


16h00 – “Entendendo Mais para Praticar Melhor. Desenvolvimento e diagnóstico diferencial das dificuldades e distúrbios de linguagem falada e escrita” - Apresentação teórica e prática de conceitos e sua associação com o desenvolvimento da linguagem falada e aprendizagem da leitura e escrita. A apresentação visa evidenciar a relevância do conhecimento do desenvolvimento infantil com a utilização de recursos, desde a mais tenra idade e, propiciar adequadas e estimulantes condições de desempenho no quetange a Educação e Aprendizagem como um todo para prevenir, reconhecer, minimizar, auxiliar e conduzir de maneira mais adequada problemas na aquisição da fala e leitura /escrita.
Palestrante: Profª Dra. Mariângela Stampa - Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1985)-CRF.a 2940-RJ, especialista em Patologias da Voz pela Universidade Estácio de Sá (1988); especialista em Linguagem  pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia-C. F.Fa. (1999), especialista em Fonoaudiologia Educacional  pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia-C. F.Fa. (2011), Pós-Graduada em Psicomotricidade-Educação e Reeducação Psicomotora pelo UNI-IBMR-Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1992), obtendo Título de Psicomotricista pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (1995). Doutora em Fonoaudiologia com especialização em Comunicação Humana pela Universdidad Museo Social Argentino (2007). 
17h00 – “Psicomotricidade, uma linguagem corporal: Manisfestações para a sabedoria” - O corpo é o principal meio de comunicação com o mundo. O pensamento concebe a ação articulando a afetividade, a cognição e a psicomotricidade como modalidade complexa de conhecimento. A ação criadora, a imaginação e a reflexão da dimensão prática é o saber trabalhar na construção de um fazer artístico: A psicomotricidade.
Palestrante:  Profª Msc. Fátima Alves -Fonoaudióloga, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, UNIPLI.Docente de Pós-graduação em Psicomotricidade da UNIPLI e Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada.Professora Convidada do curso de pós-graduação em Psicopedagogia da FAMESP. Conselheira da ABP. Autora de livros. Participante de eventos nacionais e internacionais em Psicomotricidade e Educação como ministrante em palestras, cursos e workshops.

 Profa. Fátima Alves
Apresentação
Resumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário