21/05/2012

ANAIS II CVPSE - Dia 20/05/2012 Auditório Virtual PSICOLÓGICA TV


Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram pelo ambiente do audiório virtual. Esses, aqui dispostos, são os regitros do AUDITÓRIO PSICOLÓGICA TV.

09h00 – “Avaliação Neuropsicológica: da filosofia da mente à tecnologia do cérebro.” - Motivado com essas questões, a presente palestra visa a esboçar o campo histórico e atual da avaliação psicológica e neuropsicológica, a vendo sobre a relação “expectativa x esperança” inerente ao movimento Neurocientífico, que tem como um dos objetivos científicos indiretos resolver a lacuna explicativa que o conceito de Mente cria à Psicologia e a Neurociência.
Palestrante:  Prof. Luís Anunciação - Neuropsicólogo e mestre em Medicina Social. Atualmente, é coordenador do Núcleo de Experimentos em Neurociências, psicólogo do ministério da saúde e professor universitário. Atua principalmente nas áreas de Avaliação em Psicologia e Psicopatologia Descritiva e é palestrante de congressos nacionais e internacionais sobre esses temas.

Prof. Luis Anunciação
Apresentação
Resumo

10h00 – “Inteligência – Memória – Criatividade” - O  trabalho a ser apresentado envolve a prevenção, o conhecimento e a melhor utilização do Processo do Pensamento. Desta forma,  abordaremos o conceito da Neuroplasticidade, o cérebro pode se regenerar mediante seu uso e potenciação.
Palestrante: Janice Valentim - CRP 05/11013 Psicóloga – PUC/RS; Pós-graduada pela FGV-RJ em Psicologia do Trabalho; Especialista em Psicologia Clínica ; Coaching – Formação em Coaching Integrado, Certified Personal and Executive Coach Integrated – Institute ( ICI ) certificada pelo ICI ; Mediação Cognitiva – Formação no Programa de Enriquecimento Instrumental pelo ICELP – Israel.


11h00 – “O stress e seus comprometimentos no cérebro, na saúde e na vida” - A palestra aborda o que é o stress, como ele compromete o cérebro, a saúde e a vida como um todo da pessoa quando se torna crônico e como pode ser gerenciado para ser vivenciado de forma positiva e aumentar o bem-estar.
Palestrante - Andrea Bandeira de Lima - Psicóloga (PUC/RJ), Psicoterapeuta Existencial (NPV), Pós-Graduação em Psicossomática (IMPSIS), Especialista em Neuropsicologia (Sta. Casa/RJ) e Mestranda em Neurociências (UFF/RJ). Associada à Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e à Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.

Profa. Andrea Lima
Apresentação
Resumo

12h00 – “A compulsão e a droga como objeto” - A compulsão através da especificidade no uso de drogas. Demonstra a compulsão à droga, mescla tanto a busca de satisfação quanto o aparecimento da angústia e do traumático para o sujeito.Neste enlace com a droga o sujeito acaba por deixar de se submeter as leis do simbólico, lugar onde ele poderia interrogar sobre seu desejo, seu gozo, sua existência.Conclui que o sujeito na ilusão de um objeto que o satisfaria por completo se dirige ao objeto, droga, ficando à mercê da compulsão, que na verdade não cessa de fazê-lo encontrar com algo de traumático, uma repetição que o aprisiona e subjulga.
Palestrante: Prof. Dr. Alexandre B. Balbi - CRP: 16407/05; Doutor pela UFRJ; Psicólogo e Psicanalista; Consultório particular desde 1991; Psicólogo da Stª Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro; Psicólogo da Saúde Mental de Niterói de 2003 a 2007, Professor Universitário.





13h00 - “Ser filha, mas não ter mãe: o legado existencial da perda materna na infância à luz da Gestalt-terapia”- O foco central do trabalho terapêutico é que a filha consiga viver com a perda ao invés de sob o legado da perda e que esta também possa ser uma companhia ao invés de um guia. Para tal, a filha precisa reconhecer e lidar com duas questões fundamentais: 1) ela é filha de sua mãe e, portanto, é preciso que ela encontre um espaço emocional e mantenha vínculo com a mãe falecida e 2) ela é uma filha sem mãe.
Palestrante:  Profª Msc. Juliana Wallig – CRP 05/25285 ; Mestre em Psicologia pela UFRJ. Graduada pela PUC-Rio. Psicóloga clínica. Gestalt-terapeuta. Coordenadora pedagógica, professora e supervisora do Contato Núcleo de Estudos e Aplicação da Gestalt-terapia.

Profa. Msc. Juliana Wallig
Apresentação
Resumo

14h00 – “Bullying relação agressor e vítima” - Ações agressivas repetitivas na intenção de provocar na vítima humilhações e constrangimentos morais, seja no trabalho, na escola ou na própria família e desencadear sérios comprometimentos de ordem emocional na sua vida psíquica. Uma reflexão sobre as possíveis saídas para lidar com o problema que vem se alastrando em nossa sociedade de forma alarmante, propondo uma discussão  sobre o que mobiliza, a nível inconsciente, os papéis do agressor e da vítima no bullying.
Palestrante:  Ana Cristina Pousa Ferreira - Psicóloga Clinica com 25 anos de experiência em Consultório Particular e 02 anos em Psicologia Escolar. Formação em Psicanálise e Pós-Graduada em Recursos Humanos. Experiência de 02 anos como Psicóloga- Coordenadora de Grupo Operativo na área gerencial -  Empresa das Pastilhas  Valda - Laboratório Canonni.

Profa. Ana Cristina Pousa Ferreira
Apresentação
Resumo

15h00 – “ A Atividade Cerebral em Momentos de Oração e em Estados Meditativos” - Nos estados meditativos mais profundos, sensações como completude, sentimento oceânico (unicidade), entre outros também podem ser encontrados. A meditação e a oração também colaboram para aprimorar o senso de objetividade, atenção, aprendizagem e memória. O Objetivo deste trabalho é apresentar estas e outras questões.
Palestrante: Profa. Msc. Denise de Assis -  Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade – Universidade Veiga de Almeida (RJ), Psicóloga, Analista de Sistemas, Pesquisadora sobre fenômenos psíquicos e religiosos com base na correlação entre a Psicanálise e a Física, membro da Sociedade de Teologia, Espiritualidade e Saúde da Universidade de Duke (Durham, Carolina do Norte, EUA) .

Profa. Denise Assis
Apresentação
Resumo

16h00 -“Reprogramação Mental com Hipnose e PNL (em 10 sessões)” - Método de Reprogramação Mental utilizando tecnologias hipnóticas, estruturado para reorganizar os Níveis (Neuro)Lógicos do comportamento. Uso de técnicas que liberam rapidamente o paciente/cliente de conteúdos emocionais indesejados, focando-o em estados positivos através de processos de ancoragem e ressignificação profunda das estruturas comportamentais. Tais técnicas tem sido utilizadas com sucesso em distúrbios como Fobias diversas, Fobia Social,  Pânico, etc...
Palestrante: Prof. Valdecy Carneiro – Psicólogo; Hipnoterapeuta; Coordenador da Pós Graduação Lato Senso em Hipnose Clínica (Alfacastelo/SIAH); Presidente da Sociedade InterAmericana de Hipnose; Programador Neurolinguísta (PNL); Coach Executivo (Coaching Estratégico de Carreira para Executivos); Business Coach (Coaching de Negócios); Life Coach (Coaching de Vida e Projetos Pessoais); Learning Coach (Aprendizagem Acelerada e Desbloqueios de Aprendizagem); autor do livro "A Arte da Guerra para o Coaching"; coautor do livro "Manual Completo de PNL"; coautor do livro "Ser + em Excelência no Atendimento ao Cliente".

 Prof. Valdecy Carneiro
Apresentação
Resumo

17h00 – “O Arquétipo da Escolha de um Caminho através do Arcano VI do Tarot” - As lâminas dos Arcanos Maiores do Tarot são representativas da jornada interior do herói. É um percurso singular na medida em que elas refletem as escolhas, encontros, desencontros e reencontros de todos aqueles que acolhem os desafios da alma. O objetivo do presente trabalho é o de apresentar a sexta lâmina dos Arcanos Maiores conhecida como O Enamorado.
Palestrante: Wagner de Menezes Vaz - Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pós-graduado em Teoria e Terapia Junguiana pela Universidade Estácio de Sá, graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com extensão em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 Prof. Wagner Vaz
Apresentação
Resumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário