21/05/2012

ANAIS II CVPSE - Dia 20/05/2012 Auditório Virtual ISEC 01




Dia 20 de Maio - Domingo - Essa etapa do II CVPSE foi realizada com palestras virtuais ao vivo, onde o palestrante e o congressista se encontraram pelo ambiente do audiório virtual. Esses, aqui dispostos, são os regitros do AUDITÓRIO ISEC 01.


9h00 – “Benefícios Práticos da Hipnose” Apresentação, de maneira didática, dos conceitos de Hipnose, Auto-Hipnose, Hipnose Clínica, desmistificação e aplicabilidade prática de técnicas. Ilustração com relatos de casos.
Palestrante:  Prof. Rogério Castilho
- Comunicador Social diplomado, Pós-Graduado em psicologia & Marketing, MBA em Recursos Humanos, Especialista em Hipnose Clínica pela PUC de São Paulo. Hipnólogo e Hipnoterapeuta (CRT 44714) com certificação internacional. Ministra cursos e palestras em todo o Brasil e no Japão.
  


10h00 - - “Mulher Trabalho e Reprodução: O Mal Estar na Sociedade Contemporânea” - Este estudo se propõe a discutir as motivações, desejos e escolhas de mulheres que inseridas no mercado de trabalho pelas escolheram as Novas Tecnologias de Reprodução (NTRs). Pressupomos que esteja havendo um adiamento da maternidade para idades onde as possibilidades para engravidar naturalmente, são menores.
Palestrante:
Profª Dra. Rosale Istoe- Doutorado em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz - IFF/RJ,  Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo/SP., graduação em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil/RJ  e graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo/SP.. Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF/RJ.





11h00 –“Uma análise do desenvolvimento e uso de novos recursos educacionais no ensino de Ciências.” Será apresentado dados sobre o desenvolvimento e uso de novos recursos tecnológicos no ensino de Ciências. Serão relatados resultados obtidos com o uso de softwares e da internet como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem de conceitos básicos de Física e Astronomia.
Palestrante: Dr. Marcelo de Oliveira Souza
- Licenciado e Bacharel em Física – UFF; Mestre em Física – UFF; Doutor em Física (Cosmologia) – UFRJ; Professor do Laboratório de Ciências ; Físicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense ;Coordenador no Brasil do Programa Universe Awareness ;Coordenador no Brasil dos Astrônomos sem Fronteiras.


12h00 – “Coaching: O Despertar Para Uma Vida Melhor” - Nesta palestra serão apresentados os seguintes temas: O que é Coaching;  Os pilares do Coaching;  Os benefícios de um processo de coaching;  Casos de coaching.
Palestrante: Prof. João Alexandre Borba
– Psicólogo e Master Coach, principal instrutor de Life Coaching da Academia Brasileira de Coaching; Master Coach – European Coaching Association (ECA); Especialização em Business and Executive Coaching (ICI/Alemanha);
Coach pelo BCI (Behavioral Coaching Institute); Trainer em PNL (Programação Neurolingüística).




13h00 – “Pedagogia da Linguagem: uma análise psicanalítica da educação” - Na teoria de significante, a linguagem e a fala acionam a experiência singular do aluno frente ao processo ensino-saber. Na teoria de saber, a linguagem, a fala e a palavra são resgatadas, em que o aluno constrói um saber mais subjetivado. Na teoria de linguagem, a palavra precisa ser passada ao aluno, para resgatar seu discurso. Na teoria de desejo, a investigação sexual infantil determina formas de pensamento e os vínculos entre professor e aluno cria ou não a possibilidade de saber.
Palestrante: Dr. Paulo Arthur Buchvitz 
- Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1988), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Foi Professor doutor na Universidade Estácio de Sá nos cursos de Psicologia e Pedagogia. Foi Coordenador do Setor de Psicologia Aplicada - SPA na Universidade Estácio de Sá. Atualmente é psicólogo clínico, professor doutor de graduação, pós-graduação no Isecensa. Coordenador do curso de psicologia dos Institutos Superiores de Educação Nossa Senhora Auxiliadora.



14h00 – “Hipnose como ferramenta estratégica no tratamento de paciente oncológicos” - As técnicas de hipnose podem ser utilizadas como ferramenta estratégica nas fases do diagnóstico, Tratamento e prognóstico do paciente com câncer. Em particular promovendo reestrutura de pensamento sobre a doença e o tratamento, adequando seus comportamentos para atender a suas necessidades particulares, promovendo a aderência ao tratamento, minimizando os efeitos colaterais da Quimioterapia e da radioterapia, melhorando suas relações interpessoais com a equipe hospitalar e familiares e consequentemente promovendo melhor qualidade de vida.
Palestrante: 
Profª Clystine Abram Oliveira Gomes - CRP: 15048-05 ; Presidente do Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada (IBH), coordenadora da Pós Graduação em Hipnose Clínica, Hospitalar e Organizacional da SPEI no Hospital Phillipe Pinel (RJ) e no Instituto Sapiens da Capacitação Humana (MS), coordenadora da Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental da SPEI no Hospital Phillipe Pinel (Rj), coordenadora da Pós graduação de Psicologia Médica, psicossomática e neurociência da Spei no Instituto  Sapiens de capacitação Humana( MS), coordenadora do curso de Formação Clínica do IBH ( RJ e MS).
 

15h00 –  "Autoestima e Saúde" Como a utilização da Autoestima e sua observação nas primeiras fases de maturação podem influenciar na formação do sujeito psicólogico.
Palestrante : Profa. Msc. Beatriz Acampora -
Psicóloga, Jornalista, Arteterapeuta, Professora da Universidade Estácio de Sá, Diretora do Instituto de Psicologia Ser e Crescer, autora do livro 170 Técnicas Arteterapêuticas 

Resumo

16h00 – “Institucionalização precoce e o controle subjetivo na infância: cartografia de uma problemática contemporânea” - Existem modos de fazer existir o devir-criança. Ele não pára de nascer, pode ser até bloqueado com a ação constante da disciplina, mas não pára de nascer. Podemos perceber que a IP está repleta de caracteres que afetam diretamente a formação subjetiva dos indivíduos, moldando um novo jeito de ser criança, de ser mãe, um novo modelo relacional de família.
Palestrante : Vivian de Jesus Correia e Silva
- Psicóloga da Assistência Social da Prefeitura Municipal de Miracatu (Vale do Ribeira - SP) é graduada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Assis;  Mestranda em Subjetividade e Saúde Coletiva na mesma universidade. Possui Bacharelado, Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogos, 2008.



17h00 – “A pedagogia das cores” - A pedagogia das cores é uma proposta de mudança que começa de dentro para fora, estimulando o educando a utilizar as cores a seu favor no aprendizado e comportamento. Mente sã, aquela que filtra estímulos negativos, interagindo com o meio de forma positiva.
Palestrante : Profª Solange Depera Gelles
-  Pedagoga e escritora; Livros: Em coma (2009); Manual da pedagogia das cores (2011); www.pedagogiadascores.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário